Estimados Membros da FORGES,
Prezados colegas e amigos,
Começo por desejar a todos vós e às vossas famílias muita Saúde e Paz nestes tempos difíceis que estamos a viver.
Vivemos um tempo sem precedentes nas nossas histórias. A pandemia COVID-19 colocou em poucos meses o mundo em situação de emergência, provocando um impacto na saúde daqueles que nos são queridos, nas instituições a que pertencemos, nos países e regiões onde vivemos, independentemente do continente a que pertencemos.
São tempos incertos estes que requerem medidas excepcionais e mudanças profundas das nossas rotinas e das nossas instituições. São tempos surpreendentes em que um vírus rompe com a inevitabilidade da globalização, a espiral do consumismo, e nos redireciona, abruptamente, para a redução da poluição, para o teletrabalho, para as escolhas cuidadas, para um tempo lento, para casa, para a família, para a simplicidade do essencial e para a certeza de que só venceremos em cooperação. São tempos muito exigentes estes, em que todos contamos.
É neste contexto que, enquanto Presidente da Direção da FORGES, vos dirijo a todos uma mensagem solidária e de compromisso. A FORGES que nos últimos dez anos, pela ação dos seus 500 associados, soube ser um fórum de partilha, de aprendizagem e de investigação na gestão das Instituições de Ensino Superior dos Países e Regiões da Língua Portuguesa é exatamente a mesma FORGES que reitera no presente a sua ação assente no espírito de colaboração e de construção que sempre nos caracterizou.
Estamos conscientes que nos próximos meses a FORGES pode ter um papel ativo perante as dificuldades que todos sentirão nas suas Instituições. Um papel de plataforma de partilha de dificuldades e experiências, mas também de construção de soluções de gestão nos novos contextos de ensino a distância e de teletrabalho a que muitos serão forçados. Embora a distância, temos a oportunidade, no atual contexto, de usar com outra regularidade instrumentos até agora pouco ativos ou mesmo inexistentes na Rede.
Apresentamos por isso a nossa página da internet com novos espaços de informação e intervenção. Aproveitamos para iniciar a divulgação de ligações a Guias de Apoio e Recursos Educativos Abertos que poderão ser úteis em tempo de pandemia, num espaço que esperamos venha a crescer com sugestões de todos vós. Nas redes sociais abrimos uma página no Linkedin e um perfil no Instagram que pretendemos usar em conjunto com a página no Facebook. Sabemos que é um caminho novo que iremos fazer caminhando, mas estamos confiantes que a força que nos fez chegar até aqui permitir-nos-á dar passos úteis no futuro incerto que se desenha.
Continuamos a preparar a 10.ª Conferência FORGES, com a Universidade de Évora – e com os que se lhe associaram, como é o caso da Escola Superior de Saúde do Alcoitão – cientes que a imprevisibilidade dos tempos nos obrigará a uma atenção particular à evolução das circunstâncias e poderá requerer adaptações aos planos originais. Tudo faremos para permanecer ativos e atentos na celebração do Décimo Aniversário da FORGES.
Esperamos desta forma continuarmos todos a sentir na FORGES, com o mesmo entusiasmo, o espaço colaborativo de partilha, de aprendizagem e de investigação que nos ajudará a cumprir sempre melhor o nosso papel na gestão das Instituições de Ensino Superior de Língua Portuguesa. Juntos iremos ultrapassar este momento difícil e sair dele mais fortes enquanto família FORGES.
Entretanto, partilho os votos de que nos mantenhamos seguros e com esperança, ajudando a construir o melhor num futuro muito próximo.
Muito obrigado pelo vosso empenho e dedicação.
Até breve!