GESTÃO DA QUALIDADE VS GESTÃO COM QUALIDADE NAS
INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE MUDANÇA

Curso de Formação Online
18 de novembro de 2020

Descrição e Objetivos

Para muitos, gestão da qualidade continua a ser (ainda) sinónimo de burocracia: docentes e investigadores sentem-se forçados a participar num conjunto de atividades “administrativas” que, dizem, “roubam tempo ao que verdadeiramente importa – investigar e ensinar”; o pessoal técnico está globalmente assoberbado com tarefas urgentes e encara a gestão da qualidade como algo “exótico”, cujo propósito não entende muito bem; os estudantes têm dificuldade em reconhecer as consequências de todo este processo, criando circuitos paralelos que respondem, muitas vezes, a agendas próprias.
E, no entanto, a gestão da qualidade deve ser um projeto institucional, construído com o contributo de todos os membros da comunidade académica, de modo tornar as IES sustentáveis e socialmente responsáveis.
A volatilidade do conhecimento e a imprevisibilidade do tempo atual, por um lado, e a gestão da qualidade, por outro lado, obrigam à realização de análise de cenários e prospetiva de modo a que as IES possam fazer uma verdadeira gestão de riscos e oportunidades. Mas esta não parece ser, ainda, uma atividade regular e efetiva, antes permanecendo um exercício mais teórico e preocupação de apenas alguns atores. Com esta formação, pretende-se:

apresentar as principais linhas de evolução do conceito de qualidade

refletir sobre os "pilares" de um sistema de gestão que promova a qualidade E a melhoria contínua

refletir sobre como equacionar o risco e fazer a sua gestão

discutir como promover o ensino centrado no estudante e o trabalho digno de docentes e técnicos

A metodologia utilizada cruzará a exposição de alguns tópicos, com a reflexão em grupo e com a discussão geral de modo a fomentar a reflexão pessoal e a co-construção do conhecimento gerado.
 
FORMADORAS 
Madalena Alarcão e Sílvia Santos

 

NOTAS CURRICULARES
Madalena Alarcão
Licenciada e Doutorada em Psicologia pela Universidade de Coimbra (UC). Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) e Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC. De 2011 a 2019 foi vice-reitora da UC para as áreas dos Assuntos Académicos e Qualidade, integrando o Planeamento Estratégico a partir de setembro de 2015 e a Ação Social desde novembro de 2016. É perita da A3ES na área da Auditoria dos Sistemas Internos de Garantia da Qualidade.
Sílvia Santos
Licenciada e Mestre pela Universidade de Coimbra (UC), na área das ciências sociais e do comportamento, com várias especializações em gestão. Colabora ativamente, desde 2006, em projetos no âmbito da gestão da qualidade em instituições de ensino superior. Coordena o Gabinete de Promoção da Qualidade da UC, assegurando, entre outros, a gestão dos processos de avaliação externa desta instituição.

 

HORÁRIO
14h – 17h30

 

PÚBLICO-ALVO
Administradores, Dirigentes e Técnicos Superiores de Instituições de Ensino Superior
 
PREÇO
75€

 

INSCRIÇÕES
via e-mail para 10conferencia@aforges.org
X