EVENTOS

CORPOS SOCIAIS

DEZEMBRO, 2017

7ª CONFERÊNCIA FORGES

ORGÃOS 2011-2015

ASSEMBLEIA GERAL DA FORGES 2015-2018


PRESIDENTE
Maria do Rosário Sambo (Universidade Agostinho Neto, Angola)

samboMaria do Rosário Teixeira de Alva Sequeira Bragança Sambo é Professora Associada desde 2012 e em 08 de Julho de 2015 tomou posse como Reitora da Universidade Agostinho Neto.
De 2011 a 2015 foi Decana da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila em Benguela.
Em 1983 licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto; é especialista em Neurologia desde 1997 pelo Serviço de Neurologia do Hospital de Egas Moniz (Lisboa – Portugal) e da Ordem dos Médicos de Portugal. Em Maio de 2010 doutorou-se a em Medicina (2010), ramo de Genética, com a defesa de tese sobre “Susceptibilidade genética à malária cerebral em crianças angolanas” no Instituto Gulbenkian de Ciência (Oeiras, Portugal) e na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, classificada com distinção e louvor por unanimidade.
 


 
VICE-PRESIDENTE
Márcia Ângela (Universidade Federal de Pernambuco, CNE, Brasil)

m-angelaProfessora Titular do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Licenciada e Bacharel em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Atualmente, é Conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Exerceu atividades docentes e de gestão na educação básica em Pernambuco e foi dirigente do Departamento de Educação da Universidade Católica de Pernambuco. Participa de várias entidades científicas e educacionais, tendo sido Presidenta da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE – 2002-2004), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd – 2005-2009) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE – 2010/2014). Pertence ao corpo editorial de várias revistas, é pesquisadora e autora de livros e artigos nas áreas de políticas públicas de educação, gestão da educação, educação superior e formação dos profissionais de educação. Agraciada com a Ordem do Mérito dos Guararapes no grau de Cavaleiro, em 1991, pelo Governo de Pernambuco, foi-lhe concedida, em 2012, a Estatueta Paulo Freire pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.
 


 
SECRETÁRIO
Joaquim Ramos Carvalho (Universidade de Coimbra, Portugal)

joaquimProfessor auxiliar no Departamento de História, Arqueologia e Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e membro do Centro de Informática e Sistemas da mesma universidade (CISUC).
Tem estado envolvido em diversos projectos e actividades relacionadas com a internacionalização académica, nomeadamente o projecto Tuning Educational Structures (na Europa e na América Latina), o projecto TEEP sobre a dimensão internacional dos processos de qualidade e o Grupo de Missão para o Espaço Europeu de Ensino Superior (GE3S) da Universidade de Coimbra. Foi conselheiro ECTS junto da Comissão Europeia e membro do Comité de Coordenação da Rede de Excelência CLIOHRES.net no âmbito do 6º Programa Quadro, tendo ainda participado em actividades do Coimbra Group, programas Erasmus Mundus e Tempus e ações Marie-Curie.
Vice-Reitor da Universidade de Coimbra desde 2011.

REITORIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

Alameda da Universidade 

1649-004 Lisboa, Portugal

 

Contatos do Secretariado Técnico

Dra. Ana Paula Caras-Altas

Dr. Rui Ferreira Santos 

tel +351 965 667 213

 

Endereço de correio eletrónico: 

geral@aforges.org

X